Desde da etapa da Fórmula Truck, que aconteceu em Caruaru (PE), no dia 12 de agosto, os clientes do Grupo ZF poderam conhecer de perto as vantagens da ZF AS-Tronic, o mais avançado sistema de transmissão automatizada para caminhões pesados. Em uma ação denominada “Truck Test”, os clientes foram convidados a dar uma volta no autódromo em um caminhão VW Constellation 19.320 especialmente equipado com uma versão de 16 marchas da transmissão.Desenvolvida para aplicação em veículos comerciais com motores gerenciados eletronicamente, a ZF AS-Tronic possui módulo de controle que, por intermédio de atuadores automatizados, realiza as trocas de marchas, inclusive nas partidas e paradas sem a necessidade de atuação do motorista.
Durante o “Truck Test”, os participantes poderam conferir como esta tecnologia permite engates de marchas rápidos, precisos e suaves, realizados no momento certo, o que resulta em menor consumo de combustível, maior durabilidade de todo o trem de força e redução na emissão de poluentes.
Robusta, a transmissão ZF AS-Tronic foi projetada para suportar torque de até 2.500 Nm, e pode ser equipada com o ZF Intarder, um retardador secundário progressivo e de grande eficiência acoplado na parte traseira da transmissão. O Intarder auxilia na frenagem permitindo maior velocidade operacional em descidas, mas com muita segurança, uma vez que o freio de serviço praticamente não precisa ser acionado.
Além da transmissão ZF AS-Tronic, o caminhão VW Titan Tractor utilizado no “Truck Test” possui equipamentos de série fabricados pelo Grupo ZF, como direção hidráulica ZF Servocom 8097, embreagem ZF SACHS e barras de ligação e direção ZF Lemförder.
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck conta com o patrocínio do Grupo ZF e as transmissões ZF estão equipando grande parte dos caminhões da competição, como por exemplo, a RM/Volkswagen, do atual campeão Renato Martins, a BN Competições, recém-criada por Beto Napolitano, e a RRT 2, do piloto Vinicius Ramires, vice-campeão da temporada 2006.
Fonte: Jornal Estrada