11 de julho de 2007

Compacto e ágil com muita economia

O Cargo 712, com peso bruto total de 7,7 toneladas, é o novo modelo da linha de caminhões Ford, que chega para reforçar a sua posição de liderança no segmento de veículos comerciais leves no mercado brasileiro. Desenvolvido para atender o crescente setor de entregas e serviços urbanos, ele foi projetado com um foco central: o custo-benefício.
É um caminhão de características compactas, visando à agilidade e comodidade no trânsito. Oferece custos de aquisição e de manutenção extremamente competitivos, com boa economia de combustível e plataforma de carga versátil e eficiente, além da conhecida robustez da linha Cargo.
O Novo Cargo 712 oferece duas opções de configuração. O modelo VUC – Veículo Urbano de Carga, com distância entreeixos de 2.800 mm e comprimento máximo de 5.490 mm, permite acesso ao centro das grandes cidades. A versão com entreeixos de 3.900 mm e comprimento máximo de 7.010 mm destina-se a aplicações que requerem maior capacidade volumétrica.
As dimensões compactas do veículo, com 2.109 mm de largura, asseguram boa capacidade de manobra em espaços curtos, facilitada também pelo menor círculo de viragem (de 11,58 m e 15,58 m, nas duas versões). Ao mesmo tempo, seu balanço dianteiro mais curto, de 1.267 mm, permite acomodar uma plataforma maior de carga.
O modelo tem o eficiente motor Cummins B 3.9 Euro 3, mecânico, também utilizado no F-4000. Sua potência de 120 cv (@ 2.800 rpm) e torque de 46,4 mkgf (@ 1.500 rpm), com nível reduzido de emissões, dentro do padrão Conama P5/ Euro III, marcam a performance do Cargo 712.
O conjunto motriz é equipado também com câmbio Eaton FSO-4405C de cinco marchas sincronizadas, de fácil operação, e eixo traseiro Dana 80, que garante o aproveitamento do torque e da potência do motor.
Capacidade e desempenho
O Novo Cargo 712, em suas duas versões, está entre os veículos leves mais competitivos da categoria em termos de capacidade de carga. Na configuração com entreeixos de 3.900 mm, transporta 4.670 kg de carga últil. Na versão de 2.800 mm, leva 4.710 kg.
A rentabilidade operacional do C-712 aumenta para os clientes que transportam cargas de maior densidade, como, por exemplo, material de construção, alimentos congelados ou refrigerados, areia e cimento ensacados.
A capacidade máxima de tração (CMT) de 10.500 kg é sentida no desempenho em partida e em rampa com o caminhão totalmente carregado. Essa força bem dimensionada também contribui para reduzir o esforço do conjunto mecânico e aumenta a vida útil de seus componentes, com menor custo de manutenção.
“O Cargo 712 foi desenvolvido para oferecer o melhor negócio no segmento e traz uma série de vantagens sobre os seus principais concorrentes. É uma opção inteligente para transportadores, pequenos comerciantes, feirantes ou autônomos que precisam de um caminhão para enfrentar o ritmo de trabalho diário das grandes cidades sem exigir uma estrutura de gerenciamento mais complexa e, portanto, com menor custo”, diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.
Fonte: Jornal Estrada