21 de junho de 2007

Vaticano lança cartilha para os motoristas

O que a religião tem a ver com trânsito? Tudo, na opinião do Vaticano. Tanto que a Igreja Católica, em uma medida inédita, lançou dia 19 de junhjo o que está sendo chamado de os "10 mandamentos dos motoristas".
Em 36 páginas, o documento aconselha os motoristas a serem mais prestativos com os outros nas estradas, não beber e rezar durante o trajeto, entre outros conselhos. Emitido pelo Conselho Pontifício para os Emigrantes e Itinerantes do Vaticano, o documento também alerta que os automóveis podem ser "um motivo para o pecado" - particularmente quando são dirigidos perigosamente ou usados para prostituição.
Ao volante, uma pessoa pode ser tomada de comportamento "primitivo", como "ser descortês, fazer gestos grosseiros, amaldiçoar, blasfemar, perder o senso de responsabilidade ou infringir deliberadamente as regras de trânsito".
Segundo a Igreja, os motoristas devem obedecer às leis de trânsito, dirigir com senso moral e rezar quando atrás do volante.
O cardeal Renato Martino, que chefia o escritório, afirmou que o Vaticano sentiu a necessidade de tratar as necessidades pastorais dos motoristas porque dirigir tornou-se uma importante parte da vida contemporânea.
Ele destacou que a Bíblia está repleta de pessoas em movimento, como Maria e José, os pais de Jesus - e que seu escritório tem a tarefa de lidar com pessoas "itinerantes" - de refugiados a prostitutas, de caminhoneiros a sem-teto.
- Sabemos que em conseqüência de transgressões e negligência, 1,2 milhão de pessoas morreram anualmente nas estradas. Esta é uma triste realidade, e ao mesmo tempo, um grande desafio para a sociedade e para a igreja - explicou Martino.
O documento, Diretrizes para o Cuidado Pastoral na Estrada, exalta ainda os benefícios do ato de dirigir - passear com a família, levar o doente ao hospital, permitir que pessoas conheçam outras culturas.
Fonte: Fetrancesc
Os 10 mandamentos do trânsito, segundo o Vaticano:
1. Não matarás.
2. A estrada deve ser para ti um meio de conexão entre pessoas e não um local com risco de vida.
3. Cortesia, sinceridade e prudência te ajudarão a lidar com eventos imprevistos.
4. Seja caridoso e ajude o próximo em necessidade, especialmente vítimas de acidentes.
5. Carros não devem ser para ti uma expressão de poder e dominação, e uma ocasião para pecar.
6. Caridosamente convença os jovens e os não tão jovens a não dirigir quando não estiverem em condições de fazê-lo.
7. Ajude as famílias de vítimas de acidentes.
8. Una motoristas culpados e suas vítimas, no momento oportuno, para que possam passar pela libertadora experiência do perdão.
9. Na estrada, protegeis os mais vulneráveis.
10. Sinta-se responsável pelos outros.
Fonte: Portal Estradão