A Polícia Rodoviária Federal de Araranguá há 15 dias começou a utilizar radar eletrônico para fiscalizar a velocidade dos veículos. Com capacidade para 120 fotos por minuto, o aparelho pode registrar a infração em um percurso de 500 metros. Somente nesta semana, foram autuados em torno de 220 automóveis.A velocidade máxima permitida em pista simples, não duplicada, é de 80km/h, com tolerância de até 88km/h. De acordo com o inspetor chefe da 2ª Delegacia de Polícia, Wagner da Rosa, pontos onde o radar eletrônico está sendo usado já estão sinalizados com placas indicativas. "Onde não há placas, está sendo utilizado uma placa móvel com uma distância determinada de 300 a 500 metros no perímetro rural e mil metros na área urbana. No trabalho de fiscalização da velocidade, os patrulheiros também usam o radar portátil, que não bate foto", explica Rosa.
Ontem pela manhã o radar eletrônico foi utilizado no trecho da BR-101 entre Araranguá e Maracajá. No período da tarde foram autuados veículos que circularam entre a região de Sombrio . "Mesmo com a velocidade máxima permitida de 80km/h em pista simples, os motoristas andam acima de 110km/h. O objetivo não é autuar, mas chamar a atenção ao trânsito e com isso reduzir o número de acidentes", diz o inspetor.
Acoplado com tripé, o radar eletrônico está sendo utilizado na fiscalização com o auxílio de um policial rodoviário federal. O inspetor lembra que o uso do radar eletrônico já está deliberado conforme a resolução 214 do Código de Trânsito Nacional e 52 do Conselho Nacional de Trânsito.
Fonte: A Tribuna