6 de abril de 2009

Arrancada de Caminhões bate recorde de participação

Para quem pensa que praia é apenas para passar as férias de final de ano ou um final de semana acompanhado da família ou amigos está enganado. Em Balneário Arroio do Silva no Sul do estado catarinense, essa tranquilidade foi trocada pelo ronco dos motores e muita velocidade na XIX Arrancada de Caminhões.
Nesse ano, o maior evento de caminhoneiros à beira mar do planeta bateu o recorde de público e atraiu mais de 180 mil pessoas nos dias 05 a 08 de março. E para receber todos muito bem, uma mega estrutura foi montada no parque da arrancada, localizado no bairro Areias Brancas, na praia da Meta.
Durante 20 dias, mais de 100 pessoas trabalharam no local para deixar tudo pronto aos expectadores e participantes. A edição deste ano conteve uma estrutura mais ampla que a de 2008. As arquibancadas foram maiores, com cerca de 1.200 m² e uma extensa praça de alimentação.
Além disso, outra novidade ficou por conta dos camarotes, que nesta edição tiveram três vezes a mais do que ano passado, num total de 33 camarotes. Mais de 40 expositores participaram do evento, como empresas revendedoras de caminhões e de pneus, entre outras.
Em Arroio do Silva, outra surpresa ficou para o número de pilotos inscritos. Neste ano foram 119 pilotos inscritos que disputaram uma vaga nas categorias: Toco/Truck, Eletrônico, Cavalo Mecânico até 380 cv, Força Livre, 160 cv e Protótipo.
“Ficamos surpresos com esse recorde. No ano passado tivemos 87 caminhões inscritos e esse ano 119. Houve um aumento considerável e mesmo que estamos passando por um momento que muito se fala em crise e em cortes, o setor soube entender o apelo da Arrancada e veio participar. Esse é um evento que valoriza o caminhoneiro e por isso é importante a participação de todos”, destaca o coordenador do evento, José Pereira.
A Arrancada de Caminhões recebeu nesse ano pilotos de várias cidades do estado e ainda competidores vindos do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
Mas quem foi até a praia pode ainda ver de perto outras atrações da Arrancada. “No domingo ocorreu o desfile de 18 caminhões antigos e de 14 protótipos - especiais para corrida, com até 1400 cv de potência. Na ocasião, participaram ainda todos os caminhões competidores”, explica Pereira
Pereira explica também, que o trabalho durante o ano vale a pena para poder dar ao público um belo espetáculo.
“Recebemos aqui muitas pessoas de todos os lugares, todas esperam ver na pista e fora dela um espetáculo. Não cobramos ingresso e sempre trabalhamos para receber mais público. É um evento tradicional e esperado e por isso nós temos um diferencial das outras praias onde que a nossa temporada só acaba depois da Arrancada”, define.
Para o coordenador de prova Jaime Ferreira, que participa da Arrancada desde 1987, o evento é algo inexplicável e que a cada ano ganha mais adeptos. “Isso é a coisa mais linda do mundo e cada ano vem crescendo mais. Trabalho como coordenador de prova há 12 anos e sempre buscamos melhorar algo para agradar a todos e atrair mais público”, comenta Ferreira.

Chuva atrapalha a disputa das finais

A forte chuva que caiu no domingo em toda a região Sul catarinense fez com que a competição fosse encerrada antes. De acordo com a coordenação do evento, havia uma lâmina de água de cerca de 20 cm na pistas.
Uma reunião foi realizada entre os organizadores, a prefeitura do Arroio, pilotos e membros da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina -Fauesc, para decidirem o final da prova.
A maioria dos pilotos decidiu pela realização de um sorteio para definir a posição dos três primeiros colocados de cada categoria. “A única categoria que não possuía finalistas era a Força Livre, as demais já haviam realizado suas semifinais. Os pilotos resolveram por somar a quantia dos prêmios e dividir igualmente entre os primeiros colocados das sete categorias”, revela o secretário municipal de Administração, Sílvio Vianna.
Os três competidores que preferiram não participar dos sorteios tiveram o valor de suas inscrições devolvidas. A outra opção dada era o adiamento das finais para o domingo posterior à arrancada dia 15, mas havia a impossibilidade da presença dos pilotos de fora de Santa Catarina. A premiação total foi de R$ 60 mil.

Campeões XIX Arrancada de Caminhões 2009

Categorias:

Toco/ Truck

1º: Ênio Piazza – Araranguá (SC)
2º: Adilson da Silva – Lages (SC)
3º: Sergio Carminati – Araranguá (SC)

Eletrônico

1º: Nelson Bastiani – São Paulo (SP)
2º: Clodoaldo Monteiro – Florianópolis (SC)
3º: Danilo Alamini – Criciúma (SC)

Cavalo Mecânico até 380 cv

1º: Antonio Gonçalves – Sombrio (SC)
2º: Danilo Alamini – Criciúma (SC)
3º: João Batista Santos – Colombo (PR)

Força Livre

1º: Claudiomar Ribeiro (Tiririca) – Lages (SC)
2º: Alexon Daniel (Bileco) – Balneário Arroio do Silva (SC)
3º: Junior Gral – Chapecó (SC)

160 cv


1º: Marcos Alexandre – Canoas (SC)
2º: Eduardo Machado – Araranguá (SC)
3º: Luís Vagner – Canoas (RS)

Protótipo

1º: Sergio Carminati – Araranguá (SC)
2º: Júlio César de Freitas – Gravataí (RS)
3º: Rodrigo Tormem – Chapecó (SC)