
Neste projeto, estão participando empresas e organizações como o Instituto de Pesquisas Florestais (Forestry Research Institute), o Departamento de Estradas de Rodagem (Swedish Road Administration) e a Volvo Trucks.
Este projeto que recebeu o nome de “Mais uma pilha”, tem como meta usar nova tecnologia para dar condições a dois caminhões de transporte de toras fazerem o mesmo trabalho que atualmente requer três veículos.
Os resultados iniciais indicam que o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono são reduzidas em cerca de 20% por tonelada-quilômetro. O teste deverá ter duração de três anos e fará a validação de resultados em operações práticas do dia-a-dia.
“As combinações mais longas de veículos podem beneficiar tanto o meio ambiente como nossos clientes. A solução que estamos testando atualmente reduz consideravelmente o impacto climático e o consumo de combustível, sem comprometer em nada a segurança”, diz o diretor de assuntos ambientais da Volvo Trucks, Lars Mårtensson.
O caminhão de transporte de toras usado no projeto recebeu permissão especial da Swedish Road Administration para cobrir o trecho de 170 quilômetros entre Överkalix e a instalação da SCA em Munksund, em Norrbotten, no norte da Suécia. O caminhão foi construído para transportar uma carga líquida de 60 toneladas, ao invés do limite atual de 40 toneladas.
Mais segurança e menos desgaste
A combinação foi montada usando um conceito modular, possibilitando o uso de equipamento existente com poucos ajustes, porém combinados de uma nova maneira. A nova combinação, seis metros mais longa que as dos atuais caminhões de transporte de toras, facilita o carregamento correto e otimiza a distribuição da carga. Apesar de ter um peso bruto bem mais alto, a carga por eixo é bem menor do que para um caminhão de transporte de tora convencional. Desta forma, reduz o desgaste da superfície da estrada.
“Ao testarmos este sistema em operação prática do dia-a-dia, obtemos experiência valiosa para nosso trabalho em andamento no desenvolvimento de soluções de transportes seguras e climaticamente eficientes que também são lucrativas para nossos clientes”, afirma o gerente da Volvo Trucks para a região Nórdica, Hans Börjesson.
A condução deste tipo de combinação requer um motorista experiente, mas de acordo com a Volvo Trucks não é mais complicado do que dirigir os atuais caminhões de transporte de toras de 24 metros. Segurança e estabilidade têm o mesmo alto nível de antes, e o risco de acidentes é menor com menos veículos nas estradas.