
Para apresentar esse mais moderno e avançado caminhão dos últimos tempos ao mercado ao Latino Americano, a Iveco se superou, e presenteou centenas de concessionários, fornecedores, clientes, diretores, jornalistas e demais convidados com um lançamento inesquecível.
Durante quatro dias, cerca de mil pessoas tiveram a oportunidade de navegar a bordo do navio Grand Mistral, no percurso entre Santos, Angra dos Reis e Búzios podendo conhecer de perto as belezas brasileiras.
Além disso, a Iveco preparou a todos os passageiros dessa viagem várias surpresas, como o show com o cantor Alexandre Pires, receitas com o Chef Oliver Anquier, a apresentação da atriz global Camila Morgado e a presença do piloto da Ferrari, e garoto propaganda da Iveco, Felipe Massa.
Mas o que realmente encantou e chamou a atenção foi o protagonista da festa, o grandioso Iveco Tector. O novo modelo foi baseado na mais recente versão do Iveco EuroCargo, recém-introduzida na Europa em maio de 2008.
Com inúmeras características, o modelo chegou para firmar de vez a linha de semipesados e com isso, a Iveco pretende aumentar a competitividade da marca em uma das mais importantes faixas do mercado de caminhões da América Latina. Hoje no Brasil, os semipesados respondem por cerca de um terço das vendas de caminhões no país. Na Argentina, esses veículos representam quase 25% do mercado local.
Agora o Tector chega como o mais moderno e avançado veículo de sua categoria no mercado latino-americano, oferecendo desempenho, economia e
muito conforto. Totalmente renovado, as mudanças começam desde a cabine (curta ou leito), interior, painel com computador, motor mais potente e econômico, três opções de caixas de transmissão e quatro diferentes entre eixos.
Outra novidade é a inédita versão 6x4, com câmbio de 10 marchas sincronizadas, exclusiva no segmento. Outra inovação é a inclusão na linha de um cavalo mecânico, o primeiro modelo deste tipo oferecido pela Iveco no segmento de semipesados no Brasil.
Incluindo-se as versões plataforma 4x2 e 6x2, a nova gama Iveco Tector pode ser configurada em 16 versões diferentes, adaptando-se com facilidade às diversas aplicações típicas do segmento entre 16 e 26 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).
“A Iveco tem uma meta ousada, porém não basta escolher um produto e lançar, trabalhamos muito tempo para desenvolver esse produto”, comenta Diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco, Renato Mastrobuono.
Além disso, o Tector é baseado na mais recente versão do Iveco EuroCargo, que é um campeão de vendas da Iveco, com mais de 430 mil unidades comercializadas desde seu lançamento em 1991. O produto hoje detém cerca de 25% de seu segmento no mercado europeu e é também o líder entre os semipesados na Europa Oriental.
Outra marca atingida pelo Tector, é que com esse lançamento, a Iveco cumpre seu objetivo com o mercado. O novo Iveco Tector, foi o quarto novo produto lançado pela Iveco no Brasil em pouco mais de 12 meses (depois dos novos Iveco Daily, Iveco Stralis e Iveco Trakker), confirmando assim a política da empresa de ampliar rapidamente a oferta de produtos no país com os mais modernos veículos de sua gama mundial.
“Esse ambicioso plano de dois novos produtos por ano exige muito trabalho de toda a equipe. Com isso, a meta da Iveco em 2009 é continuar oferecendo produtos de alta qualidade para todos os segmentos. Em 2010, vamos continuar com a participação nos outros segmentos, ampliar nossa gama de médios e pesados, e dar os primeiros passos no transporte de passageiros”, afirma Mastrobuono.
As mudanças necessárias para o Tector
Modernidade, tecnologia, conforto e durabilidade, itens seguidos a risco por toda a equipe da Iveco na hora de montar o Iveco Tector. Foram 15 meses de desenvolvimento, 30 mil horas de engenharia, protótipos e testes, e cerca de um milhão de quilômetros rodados em certificação para se chegar ao produto de alta qualidade.
Além disso, para ser lançado na América Latina, o modelo foi totalmente adequado para as condições de uso e rodagem da região, em trabalho desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas. “Além de levar em conta o clima, a topografia e a infra-estrutura da região, ouvimos os clientes e realizamos intervenções para atender às sugestões e pedidos que recolhemos”, destaca Mastrobuono.
“O lançamento foi fruto de um intenso trabalho do nosso time de profissionais, que chega para firmar essa nova fase da empresa na América Latina. O Novo Iveco Tector tem como objetivo principal, marcar definitivamente a posição da Iveco no segmento de caminhões semipesados”, afirma Diretor de Comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini.
Ousado e dispondo de muita tecnologia, o Tector chegou para firmar a marca Iveco no mercado. Para o presidente da Iveco Latina, Marco Mazzu, a Iveco é hoje é a marca da inovação, que oferece produtos e serviços que colocam o cliente à frente em seus negócios.
“Ser moderno é estar à frente em eficiência, em produtividade e em segurança. O novo Iveco Tector é a modernidade que chega a este importante segmento do mercado”, afirma presidente.
Além disso, Mazzu destaca ainda, que lançar o produto neste momento é uma forma para superar desafios. “Especialmente em momentos como esse que o transportador precisa ter a certeza do retorno dos seus investimentos, e é isso que pensamos em lançar esse novo produto. Um caminhão que vai colocar nossos clientes a frente da concorrência em termos de desempenho e economia, um caminhão que vai dar ao seu motorista conforto e segurança para desenvolver suas atividades com maior produtividade”, afirma.
Para o presidente, são estratégias como estas feitas agora, que mais tarde darão o retorno esperado. “Vamos nos preparar agora, onde vamos ter as melhores chances de crescer neste momento de dificuldade, e depois acelerar mais ainda quando o mercado retornar ao seu ritmo normal de crescimento. Essa confiança está baseada no trabalho sério e indiscutível qualidade de nossos produtos e na certeza de que nossa proposta é a correta para os mercados da América Latina”, garante Mazzu.
Conhecendo o novo Tector
Modernidade, tecnologia, conforto e durabilidade, itens seguidos a risco por toda a equipe da Iveco na hora de montar o Iveco Tector. Foram 15 meses de desenvolvimento, 30 mil horas de engenharia, protótipos e testes, e cerca de um milhão de quilômetros rodados em certificação para se chegar ao produto de alta qualidade.
Além disso, para ser lançado na América Latina, o modelo foi totalmente adequado para as condições de uso e rodagem da região, em trabalho desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas. “Além de levar em conta o clima, a topografia e a infra-estrutura da região, ouvimos os clientes e realizamos intervenções para atender às sugestões e pedidos que recolhemos”, destaca Mastrobuono.
“O lançamento foi fruto de um intenso trabalho do nosso time de profissionais, que chega para firmar essa nova fase da empresa na América Latina. O Novo Iveco Tector tem como objetivo principal, marcar definitivamente a posição da Iveco no segmento de caminhões semipesados”, afirma Diretor de Comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini.
Ousado e dispondo de muita tecnologia, o Tector chegou para firmar a marca Iveco no mercado. Para o presidente da Iveco Latina, Marco Mazzu, a Iveco é hoje é a marca da inovação, que oferece produtos e serviços que colocam o cliente à frente em seus negócios.
“Ser moderno é estar à frente em eficiência, em produtividade e em segurança. O novo Iveco Tector é a modernidade que chega a este importante segmento do mercado”, afirma presidente.
Além disso, Mazzu destaca ainda, que lançar o produto neste momento é uma forma para superar desafios. “Especialmente em momentos como esse que o transportador precisa ter a certeza do retorno dos seus investimentos, e é isso que pensamos em lançar esse novo produto. Um caminhão que vai colocar nossos clientes a frente da concorrência em termos de desempenho e economia, um caminhão que vai dar ao seu motorista conforto e segurança para desenvolver suas atividades com maior produtividade”, afirma.
Para o presidente, são estratégias como estas feitas agora, que mais tarde darão o retorno esperado. “Vamos nos preparar agora, onde vamos ter as melhores chances de crescer neste momento de dificuldade, e depois acelerar mais ainda quando o mercado retornar ao seu ritmo normal de crescimento. Essa confiança está baseada no trabalho sério e indiscutível qualidade de nossos produtos e na certeza de que nossa proposta é a correta para os mercados da América Latina”, garante Mazzu.
Conhecendo o novo Tector
Para a Iveco, modernidade é uma questão de escolhas. Escolhas que você faz nos pequenos detalhes da sua vida, nas decisões que toma na sua empresa, na maneira como enfrenta os desafios do mercado.
São essas escolhas que fazem você se destacar, andar sempre à frente e obter os melhores resultados. E você, não é apenas mais um e por isso fazendo a escolha certa, pode liderar o mercado. Por isso a Iveco, está trazendo um novo caminhão, moderno e composto de muita tecnologia para colocar você sempre à frente. A seguir você vai conhecer um pouco mais das especificações técnicas repassadas pela Iveco, sobre o lançamento do ano no Brasil, o Iveco Tector.
São essas escolhas que fazem você se destacar, andar sempre à frente e obter os melhores resultados. E você, não é apenas mais um e por isso fazendo a escolha certa, pode liderar o mercado. Por isso a Iveco, está trazendo um novo caminhão, moderno e composto de muita tecnologia para colocar você sempre à frente. A seguir você vai conhecer um pouco mais das especificações técnicas repassadas pela Iveco, sobre o lançamento do ano no Brasil, o Iveco Tector.
Nova cabine com mais conforto e produtividade
A nova cabine, nas versões curta e leito, tem o mesmo impacto visual do novo EuroCargo recém-lançado na Europa. Desenhado pelo Centro Stile Iveco, em Turim na Itália, é um modelo que chama a atenção pela imagem de modernidade e qualidade. Ele tem grande semelhança com o Iveco Stralis, o bem-sucedido caminhão pesado lançado em outubro de 2007 na região e que é líder de vendas em sua categoria na Argentina e na Venezuela, e que já conquistou 20% de seu segmento no Brasil.
A grade do radiador, com o logotipo Iveco em posição central, tem quatro grandes sulcos na forma de um “V” que avança sobre o novo pára-choque dianteiro, pintado na cor da carroçaria. Os defletores laterais, os grandes espelhos retrovisores e o novo pára-sol ajudam a compor um desenho frontal que reúne elementos de elegância e força, com grande espaço para a exposição da logomarca dos clientes. O conjunto ótico compõe um visual de forte identidade e personalidade.
O interior valoriza a praticidade e o conforto para maior segurança e produtividade do motorista. O painel de instrumento tem desenho similar ao do Stralis e inclui um computador de bordo com múltiplas funções. O volante é exclusivo e a coluna de direção pode ser regulada na altura e inclinação. O banco do motorista possui suspensão pneumática de série.
A versão cabine curta vem com um espaçoso banco duplo do lado do passageiro. Os vidros verdes são de série. Existem 10 porta-objetos e as escotilhas laterais (no modelo cabine leito) têm grandes dimensões (260 litros), com abertura por acionamento elétrico do interior da cabine.
Na cabine leito, a cama possui dimensões generosas (1,90 m por 0,62 m), com a mesma forração elegante dos bancos, em tecido agradável ao tato e de grande resistência.
A cama é rebatível e dá acesso a um amplo espaço para a guarda de objetos. Além disso, a cabine tem uma nova suspensão, com molas helicoidais e amortecedores, projetadas para ampliar o conforto em marcha. O pacote de opcionais inclui ar-condicionado, travas e vidros elétricos e rádio CD-player.
A versão 6x4, disponível apenas na cabine simples, traz um detalhe de estilo diferencial: o pára-choque dianteiro vem pintado na cor preta, conferindo ao modelo um visual ainda mais robusto e valente. O pára-choque nesta versão tem também uma altura menor, para aumentar o ângulo de ataque em operações mais severas.
Novo motor de 250cv
O motor Tector de 6 cilindros e 5,9 litros, de reconhecida confiabilidade e robustez, vem em nova versão, com 250cv de potência, 10cv a mais que a versão mais forte utilizada no EuroCargo, o que faz dele um dos mais potentes motores deste segmento. Além disso, com 950 Nm de torque máximo (17% a mais que o modelo anterior), ele também se coloca entre os líderes neste quesito.
Nos testes realizados pela Iveco, o motor eletrônico Tector de 250cv, com sistema de injeção common rail, provou que consome até 4% menos combustível que a versão anterior de 240cv, que já se colocavam entre as mais econômicas do segmento dos semipesados. Como os demais motores utilizados na gama Iveco brasileira, o motor Tector é produzido em Sete Lagoas e já é homologado para utilizar o B5.
O freio motor é de série, com três tipos de acionamento: automático, ao tirar o pé do acelerador; acionado pela folga do pedal de freio de serviço ou através de um botão no assoalho, ao lado do pedal da embreagem. Há também a disponibilidade do piloto automático, para a manutenção de velocidade constante nas estradas de topografia plana e para a melhor utilização de aplicações que exigem tomada de força.
Com o novo modelo, a Iveco oferece três opções de caixas de transmissão, que amplia, para o cliente, a possibilidade de customizar perfeitamente o veículo às muitas aplicações de um caminhão semipesado.
As versões cavalo mecânico 4x2 e plataforma 4x2 e 6x2 trazem de série o reconhecido câmbio Eaton FS-6306B, de seis marchas sincronizas, com opção de alteração (“split”) da relação do eixo traseiro (duplo), uma combinação ideal para aplicações baú fechado, sider e carga seca.
No caso específico da versão 6x2, um modelo em alta demanda hoje no mercado, a Iveco oferece, com exclusividade, a alternativa da caixa ZF 9S1110, de nove marchas sincronizadas, com eixo traseiro simples, uma opção mais “estradeira” para quem roda principalmente sobre médias e longas distâncias.
Já a nova versão plataforma 6x4, para os mercados de básculas e betoneiras, por exemplo, traz a transmissão Eaton FTS 16108LL, de 10 marchas, a única caixa sincronizada deste segmento. Ela faz do Iveco Tector um caminhão mais fácil de ser conduzido, o que é um fator de competitividade para o operador num mercado onde existe falta de condutores especializados. Este modelo ainda traz longarinas reforçadas devido às características de utilização mais exigentes do modelo.
Todos os modelos incorporam ainda um novo sistema de engate, desenvolvido no Brasil, que diminuiu em até 50% o esforço exigido para a troca de marchas, o que se traduz em maior conforto aos motoristas em suas viagens.
Durabilidade e robustez oferecido pela Iveco
O novo modelo traz em seu DNA uma característica Iveco, a robustez e durabilidade do conjunto mecânico, que já eram um dos pontos mais apreciados pelos clientes da linha EuroCargo atual. A capacidade técnica de carga do novo modelo é superior à da concorrência.
A versão plataforma 4x2, por exemplo, tem capacidade para 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 toneladas no eixo traseiro, limites superiores aos da lei da balança. Isso significa que, dentro da lei, o caminhão trabalha com folga, o que aumenta ainda mais sua durabilidade. Mais um detalhe: o eixo dianteiro tem lubrificação nos cubos, o que se traduz em maior longevidade dos componentes.
A Iveco adotou no novo Iveco Tector a suspensão dianteira com molas parabólicas. Essa opção garante maior conforto de marcha sem prejudicar a resistência do conjunto. O modelo ganhou melhor dirigibilidade e estabilidade, comprovadas nos testes de campo realizados no Brasil e na Argentina, que cobriram cerca de 700 mil quilômetros de estradas em rotinas de durabilidade acelerada.
A versão cavalo mecânico 4x2 tem entre eixos de 3.690mm. Já as versões plataforma 4x2 e 6x2 possuem três opções de entre eixos: 3.690mm, 5.175mm e 5.670mm (esta última garante ao Tector a maior plataforma de carga do mercado, ideal para baús de grande volume). A versão plataforma 6x4 oferece as opções de 3.690mm e 4.815mm. Desta forma, o operador pode combinar qualquer implemento com o novo Iveco Tector.
Mais opções para o mercado
A versão plataforma 4x2, por exemplo, tem capacidade para 6,6 toneladas no eixo dianteiro e 10,4 toneladas no eixo traseiro, limites superiores aos da lei da balança. Isso significa que, dentro da lei, o caminhão trabalha com folga, o que aumenta ainda mais sua durabilidade. Mais um detalhe: o eixo dianteiro tem lubrificação nos cubos, o que se traduz em maior longevidade dos componentes.
A Iveco adotou no novo Iveco Tector a suspensão dianteira com molas parabólicas. Essa opção garante maior conforto de marcha sem prejudicar a resistência do conjunto. O modelo ganhou melhor dirigibilidade e estabilidade, comprovadas nos testes de campo realizados no Brasil e na Argentina, que cobriram cerca de 700 mil quilômetros de estradas em rotinas de durabilidade acelerada.
A versão cavalo mecânico 4x2 tem entre eixos de 3.690mm. Já as versões plataforma 4x2 e 6x2 possuem três opções de entre eixos: 3.690mm, 5.175mm e 5.670mm (esta última garante ao Tector a maior plataforma de carga do mercado, ideal para baús de grande volume). A versão plataforma 6x4 oferece as opções de 3.690mm e 4.815mm. Desta forma, o operador pode combinar qualquer implemento com o novo Iveco Tector.
Mais opções para o mercado
Com grande flexibilidade de aplicações, o versátil Iveco Tector aumentará a competitividade da Iveco no segmento dos semipesados, um dos mais representativos na região.
No mercado brasileiro, a configuração plataforma 6x2 ocupa a fatia mais importante deste mercado, com cerca de 70% das vendas. Ela acumula uma expansão de 85% nos últimos dois anos (mais que o mercado em geral) por causa de sua flexibilidade, unindo boa capacidade de carga, a possibilidade de entrada em centros urbanos e o bom desempenho nas longas distâncias. O novo Iveco Tector será um forte concorrente neste segmento por sua modernidade e competitividade geral.
Além das versões 4x2 e 6x2, nas quais a Iveco já estava presente, o novo Iveco Tector, com todas as suas melhorias mecânicas, estéticas e de performance, amplia esta gama com uma inédita (para a Iveco) versão 6x4. Isso é importante porque esta configuração já representa hoje 18% do mercado dos semipesados no país. Isso se deve ao recente desenvolvimento das indústrias de construção, mineração e agrícola, entre outras.
A versão cavalo mecânico 4x2 é uma total novidade da Iveco neste segmento. Muito usada na Argentina, esta configuração representa uma interessante opção para o mercado brasileiro. Devido à crescente especialização do transporte no Brasil, crescem as aplicações de semi-reboques de um ou dois eixos utilizados em nichos de mercado como, por exemplo, o transporte de cargas vivas (gado), entre outras.
No mercado brasileiro, a configuração plataforma 6x2 ocupa a fatia mais importante deste mercado, com cerca de 70% das vendas. Ela acumula uma expansão de 85% nos últimos dois anos (mais que o mercado em geral) por causa de sua flexibilidade, unindo boa capacidade de carga, a possibilidade de entrada em centros urbanos e o bom desempenho nas longas distâncias. O novo Iveco Tector será um forte concorrente neste segmento por sua modernidade e competitividade geral.
Além das versões 4x2 e 6x2, nas quais a Iveco já estava presente, o novo Iveco Tector, com todas as suas melhorias mecânicas, estéticas e de performance, amplia esta gama com uma inédita (para a Iveco) versão 6x4. Isso é importante porque esta configuração já representa hoje 18% do mercado dos semipesados no país. Isso se deve ao recente desenvolvimento das indústrias de construção, mineração e agrícola, entre outras.
A versão cavalo mecânico 4x2 é uma total novidade da Iveco neste segmento. Muito usada na Argentina, esta configuração representa uma interessante opção para o mercado brasileiro. Devido à crescente especialização do transporte no Brasil, crescem as aplicações de semi-reboques de um ou dois eixos utilizados em nichos de mercado como, por exemplo, o transporte de cargas vivas (gado), entre outras.
Sucesso mundial produzido no Brasil
Além de ser um veículo que altera todos os padrões de competitividade no mercado dos semipesados, o novo Iveco Tector chega num momento positivo para a empresa neste segmento. Isso porque a linha Iveco EuroCargo atual (que será mantida em produção e ao qual será agregada uma nova versão 6x4), entrega ao novo modelo um patamar crescente de participação de mercado. Entre janeiro e outubro de 2008, o Iveco EuroCargo aumentou suas vendas no Brasil em 180%. Na Argentina, o aumento da Iveco neste segmento no ano foi de 65%.
O novo Iveco Tector, mais um sucesso mundial da Iveco produzido no Brasil, reúne desta forma características que fazem dele o mais moderno caminhão semipesado do mercado latino-americano. E com ele, a Iveco dá início a mais uma trajetória de sucesso no mercado regional. O produto será gradualmente lançado nos demais países da América Latina durante este ano.
O novo Iveco Tector já chega ao mercado com índice de nacionalização superior a 65%. A produção do novo modelo será feita em uma nova e moderna unidade de caminhões pesados que a Iveco construiu dentro de seu Centro Industrial Integrado em Sete Lagoas. Entrando em operação agora em janeiro, esta unidade terá a capacidade para produzir até 12.000 unidades por ano, o dobro da unidade de pesados atual.
Esta nova unidade também acolherá a montagem dos modelos Iveco Stralis, Iveco Trakker e Iveco Cavallino. Ali o modelo Iveco EuroCargo atual, nas versões 4x2 (atual) e em uma nova opção 6x4 também continuará sendo produzido.
Novo Iveco Tector faz parte da família da Linha Stralis
Muito da imagem de modernidade do novo Iveco Tector se deve ao fato de ele ser um caminhão de design avançado e atraente. É um caminhão que se destaca nas ruas, com um forte “family look” da linha Stralis, lançado ano passado e que se transformou num dos maiores sucessos da marca no Brasil.
Há uma razão para isso. Tanto o novo Iveco Trakker como o Iveco Stralis são uma criação do mesmo designer, Marco Carignano, responsável pelo desenvolvimento de estilo de cabines dentro da Plataforma de Veículos Médios e Pesados da Iveco. E ambos foram desenvolvidos dentro do Centro Stile Iveco, na Itália, atelier responsável pelo desenho dos caminhões da marca.
Para chegar ao produto final foram seguidas algumas etapas no processo de desenvolvimento. Primeiro, foram realizados os chamados “focus group”, que são reuniões com clientes e técnicos da Iveco para a coleta de informações e expectativas de lado a lado a respeito de um novo produto. Paralelamente, foram realizados os “clinic tests”, encontros onde os mesmos participantes podem observar protótipos dos novos modelos e compará-los com produtos existentes. Este é um processo semelhante ao utilizado no desenvolvimento de automóveis. O segundo passo foi analisar os comentários recolhidos junto aos clientes, que tiveram uma colaboração fundamental.
Os esboços das primeiras formas do veículo foram feitos a mão, e posteriormente digitalizados em um sistema CAS (Computer Aided Style), que permite visualizar o veículo, em escala real, dentro de um ambiente virtual chamado “virtual reality room”. Isso ajuda a sentir o impacto estético do modelo quando ambientado nas ruas e estradas, um fator decisivo para o acerto das proporções, da definição dos detalhes do design. Já com os primeiros protótipos construídos, são feitos os testes no túnel de vento (para a análise aerodinâmica).
Por fim, o interior é definido, com o layout interno (que deve refletir a modernidade do lado exterior), o estudo ergonômico para a melhor posição dos comandos na cabine, levando em consideração as diversas estaturas e pesos dos motoristas, para se chegar às regulagens e condições ideais.
O novo nome
O projeto original do novo Iveco EuroCargo europeu foi o ponto de partida para o novo Iveco Tector latino-americano. O produto foi totalmente adaptado para atender às necessidades e aos diferenciais dos mercados da região. Incluindo a escolha de um novo nome.
O novo Iveco Tector é baseado na mais recente versão do Iveco EuroCargo, recém-introduzida na Europa em maio deste ano. O EuroCargo é um campeão de vendas da Iveco.
Mas ao ser lançado no Brasil, por que o produto ganhou um novo nome? “O nome tem conexão com a história recente da Iveco na região”, explica o diretor de Comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini.
Piquini lembra ainda, que o nome Tector é originalmente o nome da família de motores Iveco que já vinha sendo utilizada no modelo EuroCargo atual. Em 2004, por uma decisão da área de Marketing de Produto, a Iveco colocou um grande adesivo “Tector” nas alterais dos modelos EuroCargo. Era uma forma de valorizar a excelência do motor, um dos melhores da categoria. Da mesma forma, foi colocado um adesivo com a palavra “Cursor” nas laterais do Stralis, também fazendo referência ao nome do motor daquele veículo.
A partir de então, no caso do EuroCargo, aconteceu um fenômeno interessante. De forma absolutamente espontânea, os modelos da gama EuroCargo passaram a ser chamados de “Tector” pelos clientes em vários mercados latino-americanos, especialmente nos da Argentina e Venezuela. Virou uma espécie de “apelido carinhoso” do caminhão, chegando ao ponto de, nas propagandas de varejo realizadas nestes países, o produto ser indicado apenas como Iveco Tector.
Quando a empresa decidiu-se por manter o atual modelo EuroCargo em produção (retendo, neste caso, o nome de batismo do modelo), surgiu a opção de que o novo veículo pudesse também trazer um novo nome. Foram estudadas muitas opções, mas o nome Tector surgiu rapidamente como a melhor alternativa. “Assim, desta forma, seguimos o mercado. E se pensarmos bem, quem escolheu o nome do produto foram os clientes”, conclui.
Modernidade e qualidade aprovada pelos concessionários
A Iveco mais uma vez ousou, e mostrou a todos que nem mesmo o momento que o país está passando provocado pela crise internacional, assustou a empresa. Prova disso, são os concessionários que estiveram presentes no lançamento do Iveco Tector. Juntos, todos provaram que com muito trabalho, novos produtos e novas tecnologias a marca cresce a cada dia e aos poucos vai ganhando mais espaço em todos os segmentos de caminhões.
O Tector impressionou e chamou a atenção, mesmo sabendo do lançamento, nem mesmo os concessionários imaginavam que o caminhão poderia oferecer tantas qualidades em sua nova versão.
Para o Gerente de Vendas da Carboni Veículos, de Videira, Luiz Fernando Carboni, a Iveco mais uma vez mostrou o compromisso da marca com o mercado nacional e internacional, cumpriu seu papel e atendeu as necessidades do mercado.
“Esse novo produto é mais um a nível internacional que a Iveco está lançando aqui o Brasil, assim mostra todo o compromisso que a marca tem com o mercado nacional em trazer dois novos lançamentos ao ano”, destaca Carboni.
“A Iveco tem firmado cada vez mais os investimentos aqui no Brasil e sem dúvida nenhuma, esse é um ótimo lançamento que vai suprir uma lacuna que a gente tinha, em ter um caminhão com um pouco mais de conforto, design mais moderno e arrojado para poder competir de frente com as marcas que já estão atuando a mais tempo no Brasil”, complementa.
Satisfeito com o lançamento, o gerente de vendas destaca que as três concessionárias da Carboni Veículos em Videira, Chapecó e Passo Fundo já estão preparados para vender o novo produto. “Desde o início de nossas atividades, sempre vendemos muito bem essa linha de caminhões médios da Iveco. Acredito que agora com esse caminhão moderno e arrojado vai ser um incremento a mais em nossas vendas, pois é um excelente caminhão e com certeza todo mundo vai ficar muito satisfeito com ele”, afirma.
De acordo com Carboni, 2008 foi um ano excelente para o mercado de caminhões, mesmo com o momento da crise internacional, as vendas foram superadas e as expectativas para 2009 são das melhores.
“Esse foi um ano excelente em nível de vendas, o mercado estava com um crescimento muito grande, bem acima do esperado, mesmo tendo essa queda no final do ano, acreditamos que em 2009 com essa nova linha de produtos o nosso volume de vendas vai ser ainda maior. A crise é momentânea e deve acalmar em pouco tempo, ai acredito que o nosso mercado volte ao normal com um volume de vendas que vai chegar novamente ao desejado”, finalizou o gerente.
Quem também ficou surpreso e impressionado com o lançamento, foi o Diretor da Possoli Veículos, de Criciúma, Azanor Possoli. Para ele, a Iveco surpreendeu, pois lançou um caminhão com mais atributos do que o esperado.
“Como concessionário estou surpreso, mas acho que para o cliente a surpresa vai ser ainda maior, por que o concessionário ainda recebe algum tipo de informação sobre o lançamento, mas realmente a Iveco se superou. A surpresa é constante, pois temos um presidente extremamente arrojado, que sabe das coisas, conhece o mercado brasileiro e está ligado ao sucesso. Esse novo produto, no momento não tem ninguém à altura da Iveco, estamos no caminho certo”, declara o Possoli.
De acordo com Possoli, agora é trabalhar para poder vender o produto na região de abrangência da concessionária. “Estávamos aguardando por esse caminhão. Temos um produto que é considerado similar aos produtos antigos da concorrência, precisavamos de um produto moderno que viesse atender o mercado atual que está mais exigente. Então esse vem de encontro a isso, e com certeza as minhas concessionárias estão aptas a vender esse caminhão”, garante o diretor.
Possoli comenta ainda, que o mercado na região de Criciúma é muito forte e precisava de um produto com tantas qualidades, agora é hora de trabalhar o mercado e mostrar as potencialidades do caminhão.
“Na verdade é um mercado em que vamos começar do zero, pois temos o EuroCargo, mas precisamos fazer um trabalho mais focado nesse produto. Sempre trabalhamos focados em outros produtos da Iveco, agora vamos focar mais nos clientes desse segmento, que são muitos”, destaca.
Para 2009, Possoli espera que o mercado continue aquecido, apesar do momento exigir um pouco de cautela as expectativas para o próximo ano são das melhores. “Não podemos fugir da atual situação da crise, a crise não é nossa é global. Os dez primeiros meses de 2008 foram fantásticos. Esperamos que em 2009 esse número melhore ainda mais, pois agora com mais um caminhão vamos trabalhar para conseguir um crescimento maior”, finalizou.
Otimista e satisfeito também está o diretor da Dalçóquio Caminhões, de Itajaí, José Salvelino Dalçóquio. Para ele, com esse lançamento da Iveco terá a chance em 2009, de mais uma vez ser a líder de vendas.
“Esse lançamento é excelente e chegou na hora certa. A Iveco está de parabéns, pois tirou o primeiro lugar de vendas, com o Stralis e agora com a Daily. Eu tenho certeza que 2009 será o Tector”, destaca.
Para Dalçóquio, o caminhão oferece tudo àquilo que o cliente precisa, e tudo isso com muito conforto. “Ele é um caminhão completo, com boa aparência muita tecnologia avançada e moderno. É o que nós concessionários estamos querendo, um caminhão de presença, bonito e que atinge todo o mercado de trabalho do empresário. E agora esse caminhão oferece tudo isso, acredito que será um produto de sucesso, é mais um gol certo que a Iveco vai fazer”, garante.
De acordo com Dalçóquio, agora é hora de se preparar para vender o produto que terá uma boa aceitação no litoral catarinense. “Tenho certeza que nossa região terá uma aceitação muito boa desse produto, ele é um caminhão certo para nós”, comenta.
Além disso, Dalçóquio também está confiante no mercado para 2009, e apesar das turbulências enfrentas nos últimos meses, o diretor afirma que as concessionárias estão trabalhando para crescer junto com a Iveco.
“O ano de 2008 foi bom, apesar da tragédia das chuvas e mudança de mercado, nossa concessionária na região atingiu todas as metas da Iveco e vai fechar um ano bom. A Iveco está crescendo e nós estamos crescendo juntos. Os clientes estão adorando os produtos, e é isso que nós precisamos fazer um bom trabalho e agora mostrar essa novidade aos clientes”, finalizou.
Acompanhando o lançamento, o presidente da Transportes Dalçóquio, Augusto Dalçóquio Neto, afirma estar encantado com o lançamento e com certeza, o Tector fará parte da frota da empresa em 2009.
“A Iveco está de parabéns por este evento. É um mercado diferente do que a Iveco tem hoje e veio para inovar. A Dalçóquio tem hoje em torno de 120 caminhões Iveco, e já foi um dos novos compradores do Tector que vai estar na nossa frota com certeza”, comenta.
Além disso, o diretor afirma que a Iveco surpreendeu e mostrou que acredita no mercado brasileiro. “A Iveco mostra que nesse momento está acreditando no mercado, pois está lançando um produto. E se lança um produto é por que tem comprador e se tem comprador é por que tem consumidor para isso”, destaca.
Vendas garantidas
Antes mesmo de lançar oficialmente o Iveco Tector, ali mesmo no navio, o Grupo Martins, atacadista/distribuidor de Uberlândia Minas Gerais, já fez a primeira encomenda do novo caminhão da Iveco. Não é para menos, pois se trata de um dos maiores clientes da montadora, que, somente em 2008, comprou cerca de 700 caminhões da marca.
De acordo com o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, a Iveco espera alcançar com o novo Tector 10% do mercado de semipesados. “Esperamos alcançar no primeiro ano de comercialização, ou seja no final de 2009 cerca de 10% do mercado de semipesados”, afirma o diretor.
Para isso, Cavalcanti comenta que várias são as estratégias usadas pela Iveco para garantir essa marca. “Primeiro nós fizemos um treinamento com nossa rede de concessionários tanto técnico como comercial, nossa equipe de vendas está sendo trabalhada de maneira a se dedicar especificamente para esse segmento que tem aplicações diversificadas. Nós vamos fazer um acompanhamento simultâneo em todas as concessionárias do Brasil, isso a partir de fevereiro ao longo do mês, e o trabalho efetivamente da fábrica no sentido de divulgar e comunicar ao mercado as vantagens e benefícios desse novo caminhão”, garante.
O diretor faz ainda um balanço de 2008. “Para nós foi um balanço muito positivo, a Iveco cresceu 128% até novembro, deve manter esse patamar mesmo com o fechamento do ano, num mercado que cresceu 31% , então um crescimento de quatro vezes o que o mercado cresceu é fantástico, eu diria que nenhuma marca alcançou isso na história do mercado de caminhões no país em tão curto espaço de tempo”, afirma.
Cavalcanti garante ainda. “Nós devemos fechar o ano com 7,8% de marketing sharer, que é bastante superior ao que fechamos no ano passado que foi 4,9%. Isso mesmo sem ter uma gama completa de produtos, mesmo sem disputar em todos os segmentos de mercado. Então eu tenho plena convicção que com os novos produtos que nós lançamos, o Trakker e o Tector, temos condições de atender um nicho maior de mercado e conseqüentemente vamos aumentar nossa participação em 2009”, destaca o diretor.
Campanha
A montadora também inova na campanha de divulgação do Tector. Para começar, o novo caminhão foi apresentado oficialmente num navio. Num cruzeiro entre Santos, Búzios e Angra dos Reis. Outra inovação fica por conta da divulgação do caminhão num blog.
No endereço (www.blognovoivecotector.com.br), o internauta pode conferir matérias, fotos, vídeos – incluindo um apresentado pelo próprio diretor de comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini. A montadora também criou um hotsite para o Tector (www.ivecotector.com.br).
A montadora também inova na campanha de divulgação do Tector. Para começar, o novo caminhão foi apresentado oficialmente num navio. Num cruzeiro entre Santos, Búzios e Angra dos Reis. Outra inovação fica por conta da divulgação do caminhão num blog.
No endereço (www.blognovoivecotector.com.br), o internauta pode conferir matérias, fotos, vídeos – incluindo um apresentado pelo próprio diretor de comunicação da Iveco na América Latina, Marco Piquini. A montadora também criou um hotsite para o Tector (www.ivecotector.com.br).