
O jantar de confraternização reservou muitas surpresas a todos, inclusive ao gerente regional de vendas de Videira e região, Roberto Canesso, que foi homenageado pela equipe da Volvo que estava presente no evento, pelos seus 15 anos de serviços prestados a empresa no ano de 2008.
Em seguida, os clientes ficaram impressionados e ao conhecer o mais novo integrante da família Volvo. Coberto por panos azul e branco, o FM 11 Litros foi apresentado a todos em grande estilo.
Mais tarde, todos os clientes puderam se divertir ao som da banda Munique de Concórdia, degustar um delicioso jantar e ver de perto toda a linha Volvo que também estava exposta no pátio da concessionária. E ainda depois do jantar, alguns clientes receberam as chaves dos caminhões novos adquiridos na Dicave nos últimos dias.
O lançamento

O veículo pode ser usado ainda para transportar itens fabricados por companhias que produzem, por exemplo, bens industriais, bens de consumo, petróleo, entre outros. Um caminhão ideal para rodovias asfaltadas, topografia mista e quilometragem mensal em torno de 12 mil quilômetros, feito especialmente para transportadores que necessitem de um caminhão rodoviário com excelente produtividade e capacidade de carga com a melhor relação custo-benefício.
O Volvo FM 11 Litros, chega pra suprir uma necessidade de mercado entre as linhas VM 310 cv e FH 400 cv. “Estamos muito felizes com o lançamento do FM 11 Litros, pois ele veio num momento que os transportadores precisam de soluções mais otimizadas para suas operações. Esse caminhão é perfeito, principalmente para as operações dos transportadores da região que trabalham na sua maioria com carga refrigerada. Esse caminhão atende exatamente esse segmento de transporte”, garante o gerente comercial da Dicave, em Santa Catarina, Alexander Boni.
Boni afirma ainda, que as concessionárias Dicave de todo o estado estão preparadas e dando a oportunidade para todos os clientes conhecerem de perto o novo lançamento.
Responsável pela organização do jantar e também pelas vendas em Videira e região, Canesso destaca estar muito feliz em poder mais uma vez oferecer aos seus clientes um caminhão robusto, munido de muita modernidade e que vai preencher uma lacuna que todos sentiam entre os caminhões VM 310 cavalos e o FH 400 cavalos.
“Era uma necessidade do mercado de caminhão, nós não tínhamos esse caminhão e graças a Deus, a Volvo foi feliz com esse lançamento. Pois lançou um caminhão com motor Volvo, o chassi é o mesmo do caminhão pesado, caixa do pesado e a cabine é do mesmo material do FH. Então todo o trem de força é do caminhão pesado com um motor muito econômico que faz com que o cliente realmente veja que o nosso caminhão oferece tudo que ele precisa”, destaca o gerente.
Agora com uma opção a mais dentro da linha de caminhões Volvo, Canesso destaca que chegou à hora de se preparar e mais uma vez bater recordes de vendas na região.
“A nossa expectativa de vendas em 2009 é muito boa. A Dicave de Videira está sendo uma das concessionárias em nível de estado que mais vendeu caminhões pesados. Em nível de Consórcio estamos disputando o primeiro lugar no Brasil em vendas. Então para 2009, temos a expectativa de vender mais de 80 caminhões pesados, mais de 20 caminhões 370”, conta.
Canesso destaca ainda. “Estamos focados e temos certeza absoluta que as ações feitas pelos governos são ações para que o mercado continue aquecido. Nós vamos trabalhar para que todos os transportadores tenham oportunidades, para fazer com que sua frota cresça cada vez mais”, garante Canesso.
Já o gerente de vendas do Estado, Francisco Mendonça, afirma que o lançamento chegou em um bom momento, pois além de ser um caminhão que oferece muita economia aos clientes ele também passará a suprir uma lacuna existente entre os caminhões Volvo.
“O caminhão que estamos lançando aqui em Videira é esperado pelo mercado e pela equipe da Dicave há muito tempo, pois ele vem completar uma faixa de potência e atender um segmento que não atendíamos. Tínhamos outros caminhões de outras faixas que estão sendo um sucesso, então esse caminhão vem suprir uma necessidade. Temos uma linha completa de caminhões econômicos e agora chegou o que faltava para os transportadores”, conta.
Mendonça destaca ainda, que para 2009 está sendo planejada a fabricação de 100 unidades da linha, mas tudo indica que o mercado irá absorver esse montante muito rápido.
“Esse caminhão chega com muitos atributos de economia, robustez e tecnologia. Em 2008 fabricamos perto de 100 unidades só para o lançamento. No ano que vem prevemos fabricar 100 unidades para o mercado brasileiro, mas podemos fabricar mais”, comenta.
Clientes aprovam o lançamento
Em Videira, alguns clientes já conheciam o FM 11 Litros, outros apenas tinham ouvidos comentários sobre o lançamento e mesmo assim aprovaram a novidade, e já pensam em aumentar a frota incluindo um 370 cv.
O proprietário do Transportes Alpina e RN Transportes, de Treze Tílias, Marcos Neuhauser, foi um cliente que saiu do jantar satisfeito com o que viu e garante que o primeiro FM com todos os atributos oferecido já está incluído na frota nova. “É o caminhão da Volvo que estava faltando no mercado. A Volvo estava bem representada no segmento do semi-leve e no extra-pesado, então víamos um mercado em aberto. A marca conhecemos muito bem e sabemos da qualidade do caminhão. Estamos de olho e já vamos adquirir um caminhão”, afirma o proprietário.
Para Éderson Cantu, da Transportes Dois Trevos e Padroeiro de Videira, o lançamento é uma inovação da Volvo, mas que chega oferecendo muitas qualidades em termos de tecnologia e economia, algo que conta muito na hora de adquirir um caminhão.
“É mais uma inovação da Volvo e eu acho que ele terá bons resultado no mercado. Estamos com uma expectativa de mercado muito boa para 2009, a intenção é renovar, ampliar a frota, investir para crescer e quem sabe esse caminhão passará a fazer parte dela”, destaca o proprietário.
Quem também saiu satisfeito, foi o proprietário do Transportes Serigueli e Transportes Jovanei, de Arroio Trinta, Sidnei Serigueli. De acordo com ele, além de inovar a Volvo vem com tudo para suprir uma necessidade do mercado.
“A Volvo como em outras vezes está inovando, lançando um caminhão diferente no mercado que vai atingir outro segmento muito grande. Então eu acho que a Volvo deve estar muito feliz com esse lançamento”, destaca.
Serigueli comenta ainda, que agora é analisar o mercado e se preparar para futuras mudanças. “Vamos analisar e ver tudo aquilo que esse caminhão oferece. Já que o setor está passando por algumas dificuldades, precisamos procurar produtos para suprir necessidades e com certeza esse é um diferencial que a Volvo ofereceu para nós”, afirma.
Quem também sabe da importância de ter um produto diferenciado na sua frota é o proprietário do Transportes Albino, de Treze Tílias, Albino Antônio Knollsseisen. “Sou cliente há vários anos e já acompanhei o lançamento do FM 11 Litros em Curitiba e acredito que é um caminhão econômico, que precisamos. Em nossa região ele é um caminhão muito bom para vários segmentos, as peças são boas e vão agüentar muito tempo, além de ser um caminhão robusto e de muita qualidade”, afirma o proprietário.
Expectativas de mais crescimento 2009
O ano mais uma vez chegou ao fim. Em 2008, a Volvo bateu o record em suas vendas e em 2009 a meta não é diferente. Para isso, a ordem é trabalhar e acreditar no potencial da economia brasileira, acreditar numa melhora e não se acomodar.
“A expectativa para 2009 é muito boa, por que estamos finalizando o ano de 2008 bem, eu diria que talvez tenha sido o melhor ano da indústria automobilística e de quem trabalha com o transporte. Esses dois últimos anos foram anos bons para todos. Nós corremos atrás para aumentar o volume de produção para estarmos atendendo as necessidades de nossos clientes, os nossos clientes correndo atrás de seus clientes tentando aumentar os seus volumes de produção, tentado aumentar suas frotas para estar atendendo essa demanda”, comenta Boni.
De acordo com o gerente comercial, apesar do momento que o mundo está enfrentando, a hora é de rever planejamentos, focar nos objetivos e se preparar para um mercado promissor em 2009.
“Apesar dessa fase, eu acho que esses momentos de acomodação são importantes, por que esses últimos dois anos nós passamos olhando só para fora das nossas empresas e agora é o momento de olharmos para dentro delas. Quando digo olhar para dentro, é analisar nossos processos, analisar o que podemos melhorar. Já os transportadores devem olhar para a idade média da sua frota e ver onde podem melhorar, no sentido de se tornar mais competitivos. Por que o mercado está ai e daqui a pouco vai crescer e nós precisamos estar preparados”, garante.
Para Mendonça, a crise não atingiu o estado, pelo contrário deu força para que os clientes acreditassem ainda mais na marca e no potencial de suas empresas.
“Todo o mês fazemos um comparativo de vendas na Volvo e o estado de Santa Catarina foi o único que até agora se manteve com o índice normal de vendas, sem cair nenhum por cento. Isso acontece, por que o estado tem a maior diversidade de indústrias do país e o povo não acredita em crise, não é pessimista, ele acredita que essa fase traz mudanças boas. Estamos crescendo a cada ano e vamos continuar, pois isso é gratificante”, afirma.
Mendonça comenta ainda, sobre as expectativas de vendas para 2009 na Volvo. “A linha Volvo bateu o record em torno de vendas, chegamos perto de 7 mil caminhões fabricados no mercado doméstico e 2009 esperamos um mercado muito perto das 7 mil unidades. Temos os mesmos números de pedidos de material dos nossos fornecedores e vamos começar o primeiro trimestre quente e com mais esse lançamento vamos atingir nossas metas”, garante Mendonça
Consórcio e créditos para os clientes
Quem também estava presente no lançamento do FM 11 Litros, em Videira, foi o gerente comercial e de marketing da Volvo, Valter Viapiana, que destacou a importância desse lançamento e as vantagens oferecidas aos clientes que queiram adquirir o novo caminhão.
“A região de Videira merece toda a atenção da marca Volvo há muito tempo, desde o momento que construiu a sede da Dicave aqui. É uma região economicamente importante e temos muitos clientes. Agora eles terão a opção de ter um caminhão que chega para preencher a nossa linha, por isso estamos com uma expectativa positiva para atender esse segmento”, afirma o gerente.
Viapiana destacou ainda, como o cliente pode fazer para adquirir seu caminhão novo pelo Consórcio. “Nós temos a categoria do FM 11 Litros, fazendo parte dos nossos grupos de Consórcio. Os grupos que estão em andamento já tem o FM 11 Litros, a disposição para os clientes que quiserem comprar e nós estamos criando novos grupos onde o FM 11 Litros estará inserido”, afirma.
Além disso, o gerente comercial afirma também. “Ele vai fazer parte de toda a nossa carteira de Consórcio. Os clientes que quiserem comprar via Consórcio tem essa opção, com crédito específico e uma parcela que pode ser menor antes da contemplação, ou uma parcela normal até o final do plano”, destaca.
Além disso, os clientes Volvo podem conseguir seu crédito através da Volvo. “Nesse momento de crise e turbulência do mercado, muita gente fala que não tem crédito, mas nós da Volvo temos. Somos o banco da marca e temos créditos que pode ser via Finame ou CDC. Temos uma linha do BNDS, onde captamos o dinheiro do BNDS e repassamos aos nossos clientes. Não temos problemas nenhum, mantemos a linha normal com fluxo normal”, comenta.
De acordo com Viapiana, é nesse momento que a Volvo precisa estar unida com os seus clientes. “Os clientes que queiram comprar um caminhão hoje, podem comprar no banco da montadora sem nenhuma burocracia. É nessas horas que o banco da montadora faz a diferença, estamos presentes em todos os momentos e temos por objetivo dar suporte aos clientes. Temos várias linhas onde os clientes podem ser atendidos”, finalizou.