
Acidade de São José dos Pinhais foi escolhida pela Iveco para instalar uma revenda da marca, a Florença, que cobrirá cidades dentro de um raio de 250 quilômetros a partir de região metropolitana de Curitiba. “Com esta revenda reforçaremos nossa presença no Paraná, onde já temos duas concessionárias nas cidades de Cambé e Cascavel", informa Orlando Merluzzi, diretor de desenvolvimento e gestão de Rede da Iveco, ressaltando que atualmente a Iveco é a montadora de caminhões que mais amplia sua rede de revendedores no país.
A nova concessionária pertence à Florença Veículos S.A, empresa com larga experiência no comércio de veículos, segmento no qual atua há 30 anos. Hoje o grupo representa as bandeiras Fiat, Yamaha e Dafra, nos Estados de Santa Catarina e Paraná, além de operar, há 15 anos, no segmento de seguros, softwares de gestão e locação de veículos. Atualmente a frota de veículos Iveco na região metropolitana de Curitiba é de 2 mil caminhões.
Seguno Marcelo Pizani, proprietário da Florença, a Iveco é a primeira bandeira de caminhões da empresa, que optou pela marca devido ao seu crescimento contínuo no país e à excelência de seus produtos. “Estamos tão confiantes com a parceria que temos planos para abrir novas filiais no Paraná: em Ponta Grossa, no início do ano que vem, e em Guarapuava, no segundo semestre de 2009", afirma.
Instalada numa área total de 78 mil m², com área construída de 10 mil m², a nova revenda dispõe de 28 boxes de serviço, dois carros guincho para atendimento às unidades paradas e uma equipe de trinta profissionais. Possui, ainda, um pátio de 25 mil m², com capacidade de estacionamento para cerca de cem caminhões. A área de atendimento abrangerá cidades dentro de um raio de 250 quilômetros de distância de Curitiba.
Estrategicamente localizada, a região de Curitiba é um dos dois únicos pontos onde se cruzam duas das mais movimentadas estradas federais brasileiras, a BR 116 e a BR 101 "Além disso, em Curitiba afunila-se todo o tráfego de grãos oriundo do Centro-Oeste, linha de passagem para o importante porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil, e um canal natural de passagem do intercâmbio de mercadorias do Mercosul", disse Orlando Merluzzi.
Roberto Chiavelli, gerente geral da Florença Caminhões, revela que a meta da empresa é vender cinqüenta veículos/mês até dezembro dentre leves, médios e pesados. Segundo ele, além de transportadoras, a Florença atuará fortemente nas cooperativas de transporte e distribuidoras de carga urbana.
Estratégias
Para garantir bons resultados e fidelização dos clientes Iveco, a Florença Caminhões adotará na unidade projetos de gerenciamento relativos à qualidade do atendimento, rentabilidade da concessionária, elaboração e prática do plano estratégico anual. Os projetos criados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG) serão aplicados no dia-a-dia dos funcionários. "Consultores do INDG farão o acompanhamento do trabalho dos colaboradores. O objetivo da Florença é chegar até o fim do ano com índice de satisfação próximo de 100%", comenta Chiavelli.