18 de abril de 2008

Michelin realiza evento inédito em Videira

Encontro teve o objetivo de informar os transportadores em como reduzir o consumo de pneus

A Michelin realizou um importante evento para os transportadores associados do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas da Região de Videira (Sintravir) e transportadores da Perdigão. A classe teve oportunidade de assistir palestras explicativas sobre como reduzir o consumo de pneus de suas frotas.
Conforme Maurício Santos, gerente regional da Michelin e palestrante do encontro, o evento foi um marco importante, porque palestras explicativas oportunizam os transportadores a conhecer métodos de redução de consumo do produto.
Parece ironia, um fabricante de pneus repassar conhecimento aos seus consumidores sobre como diminuir o gasto dos pneus. Segundo Maurício Santos, a questão é simples; “A Michelin ensina seus clientes a dar vida longa aos pneus. A idéia é reduzir o consumo do produto, pois quanto menor o número de pneus que o transportador consome, mais forte ele ficará, e consequentemente, ficará fiel a marca, está é a vantagem do fabricante”, explica.
O encontro em Videira foi inédito, ou seja, o primeiro realizado pela Michelin no mundo, e, de acordo com Maurício teve bons resultados. “Este primeiro encontro foi positivo, porque conseguimos reunir um grande público. Isso demonstra que os transportadores, público alvo do encontro, tem interesse de obter economia e visar mais lucro para sua empresa”, garante.
A Michelin em parceria com o Sintravir a e a Perdigão desenvolveu um pneu que atende as necessidades do transporte agropecuário, muito forte na região. O modelo Y 3X Force, fabricado também para o segmento de ração, que é bastante intenso no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, é um produto que oferece melhores condições de trabalho e maior economia para os transportadores de ração e suínos.
Na oportunidade, os palestrantes Maurício Santos e Wilson Santos, apresentaram o Projeto “Transportador Padrão”, que consiste num longo acompanhamento do fabricante a frotas dos consumidores da Michelin. Maurício explica os detalhes do projeto. “Este programa, visa acompanhar o desempenho dos pneus Michelin utilizados pelos transportadores. Onde, por um longo período, o fabricante dá assistência gratuita aos transportadores e visando reduzir o consumo de pneus e gerar economia de combustível”, comenta.
Durante o evento, alguns transportadores foram sorteados para participar do projeto, Olídes Torcatto, transportador de Videira foi um dos contemplados. Ele ficou muito contente em poder participar do programa, pois acredita que os lucros da sua empresa serão maiores com o acompanhamento e assistência, que a Michelin vai realizar na sua frota.
Marcio Marin, superintendente administrativo da Perdigão em Santa Catarina, destacou que, com o crescimento da empresa ouve a necessidade de ampliar as regionais, ou seja, abrangendo regiões maiores. Entretanto, Marcio garante que neste contexto o transportador continua tendo a mesma atenção de sempre, uma vez que todos os produtos da empresa precisam ser transportados.
Segundo o superintendente, hoje, a Perdigão, no Brasil, tem mais de 1 mil carretas frigoríficas e 750 outros caminhões que trabalham da frota agropecuária. Com isso surgiu à parceria com a Michelin, que desenvolveu um pneu adequado para o transporte agropecuário, que trabalha com estradas mais precárias. Tudo isso, para que os transportadores da Perdigão possa ter um produto com maior durabilidade e, que oferece economia. “O setor de ração trabalha praticamente 24 horas/dia, e o transporte de suínos trabalha entre às 20 horas a 4 horas da manhã do dia seguinte. Estes horários não são propícios para o transporte, então, com pneus adequados, o transportador poderá ter mais segurança e economia”, explica.
Para Itacir Biava, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas da Região de Videira (Sintravir), o evento foi importante para o setor de transporte e para fortificar a parceria que existe entre a Michelin e o sindicato. “Em 2007, o grupo de compras da Perdigão, conseguiu melhorar o preço dos pneus Michelin, para todas as empresas associadas ao sindicato. Com este evento a Michelin está provando que tem compromisso com os transportadores”, finaliza o presidente.