15 de fevereiro de 2008

Iveco bate recorde de vendas, no Brasil, em 2007

Vendas cresceram 119%, sendo o melhor desempenho da indústria

O ano de 2007 foi de grande crescimento para a Iveco, o desempenho da empresa foi o melhor entre as montadoras brasileiras de caminhões, cerca de 88% de vendas a mais que todo o mercado de caminhões. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), no ano passado a Iveco aumentou a comercialização em 119%, enquanto o mercado de caminhões como um todo cresceu 31,5%. Este número significa que a Iveco atingiu quase 6,5 mil unidades vendidas, apontando que as vendas da empresa aumentaram num ritmo quatro vezes maior do que o do restante da indústria.
A participação da Iveco, no mercado de atacado de caminhões, passou de 3,2% em 2006 para 5,3% em 2007. No varejo, a Iveco cresceu 65%. Nenhuma outra montadora de caminhões cresceu tanto. Esse desempenho garantiu à Iveco 4,9% de “market share”, ou seja, participação no mercado. Em dezembro de 2007, a participação da empresa atingiu 5,2%.
O destaque da empresa foi o caminhão Iveco Stralis. Com quase 2,5 unidades emplacadas em 2007, o modelo registrou um crescimento de mais de 200% e dobrou sua participação de mercado. Em 2006 o modelo detinha 8,3% de participação de mercado. Fechou o ano com 15,7% de market share num dos mais importantes segmentos do mercado nacional, dos modelos de 45 toneladas de Peso Bruto Total. Em plena evolução, o Iveco Stralis alcançou, no mês de dezembro, uma participação de 18,1%.
Este desempenho garantiu ao Iveco Stralis o título “Caminhão Destaque do Ano” concedido pela revista Autodata. De acordo com Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin América, estes números são um reflexo da nova estratégia da empresa para o Brasil. “Em 2007, tomamos medidas administrativas, industriais e comerciais para ampliar a presença da empresa na região. O processo continua e em 2008 vamos continuar acelerando”, comemora Marco.
Segundo o presidente, entre 2008 e 2010 a Iveco vai investir R$ 375 milhões na América Latina, principalmente no Brasil. Serão R$ 125 milhões por ano, 60% a mais que o ritmo anterior de investimentos. “Vamos lançar dois novos produtos por ano, vamos aumentar nossa produção, vamos continuar a expandir nossa rede de concessionários no Brasil, vamos aumentar nossa força de vendas”, revela Marco, que destaca ainda. “A previsão é que até 2010, a Iveco poderá dobrar de 5% para 10% sua participação no mercado brasileiro”, prevê Marco.
O crescimento nas vendas também impulsionou a oferta de empregos na montadora. Em 2007, o número de empregados duplicou, totalizando 1.500 pessoas. Incluindo-se os fornecedores que operam dentro do complexo industrial de Sete Lagoas, a operação da Iveco no Brasil já envolve, direta e indiretamente, 2.500 pessoas.

Perspectivas para 2008

Com todo o sucesso alcançado no ano passado, as expectativas para este ano são as melhores. Em 2008, a Iveco projeta vender cerca de 9 mil veículos no mercado brasileiro, 40% mais que em 2007. Uma das razões deste otimismo é que novos modelos lançados no ano passado começarão a impactar mais fortemente as vendas a partir de agora, com a aceleração produtiva dos mesmos.
A Iveco confirma sua intenção de lançar duas novas famílias de produtos por ano, além de continuar com sua estratégia de complementação das gamas já existentes, como a nova versão de 4,5 toneladas de PBT do Daily, o 45S14, apresentada em janeiro deste ano.

Saiba mais

A IVECO projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, entre outros. A Iveco emprega mais de 24.500 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.