13 de dezembro de 2007

Grupo Carboni comemora Bodas de Ouro

50 anos de empresa é mérito da Família Carboni
Com a longa experiência de empresário e diretor do Grupo Carboni, Osmar disse que os governantes poderiam incentivar mais as empresas. “Nos 50 anos do grupo, tenho certeza que o governo federal mais atrapalhou que ajudou, não só a nós, mas como a todas as empresas do país”, afirma Osmar, que aponta os investimentos que, em sua opinião, o governo federal deveria fazer. “O governo não se preocupa com a estrutura do Brasil, é preciso dar saúde, educação e segurança aos brasileiros”, garante.
Quanto aos governantes de Videira, Osmar destaca que neste meio século do Grupo Carboni o que se pôde perceber é que o município perdeu muitos incentivos e investimentos que poderiam acontecer em Videira. “O município poderia ter se desenvolvido mais, não culpo as administrações municipais, se eles estão no poder, é porque foi a vontade do povo”, comenta Osmar, que afirma também. “A região também está debilitada por motivos de ordem política, isso atrapalha a economia”, lamenta.

Lançamento do Daily e Stralis
A festa em alusão aos 50 anos do Grupo Carboni, também foi marcada por dois lançamentos dos caminhões Iveco, o Stralis e o Daily. Conforme Osmar, o novo Iveco Stralis é um caminhão pesado, que chega ao mercado com nova cabine, novo painel e computador de bordo multifuncional. “É o encontro da sofisticação com a maior economia de combustível” garante.
O novo Stralis traz o consagrado motor Cursor 13, em duas versões de potência - 380 e 420 cavalos. O Cursor 13 tem seis cilindros em linha e grande capacidade de 13 litros, o que lhe garante fôlego para manter seu pico de torque por faixas de rotação mais amplas que os concorrentes.
Conforme Osmar, o caminhão tem grande aceitação no mercado, prova disso são as 180 unidades que o Grupo Carboni já comercializou e vai entregar até o final de março de 2008. “O transportador que se atualiza e busca o melhor para a sua frota, precisa conhecer o Stralis”, afirma.
A Daily, outro modelo da Iveco também lançado na festa de 50 anos do Grupo Carboni apresenta motor eletrônico Iveco F1C com 136 e 155cavalos: mais desempenho e mais força, com a melhor economia de combustível do mercado.
De acordo com Luiz Fernando Carboni, gerente de vendas do Grupo Carboni, destaca que o caminhão Stralis é um modelo que obteve boa aceitação, ainda nos modelos antigos, comprovando economia, resistência e rentabilidade. Sendo que o novo modelo apresenta novidades que beneficiam os transportadores. “O novo Stralis apresenta, conforto, robustez e economia”, explica. Quanto às expectativas de venda, Luiz Fernando comemora as unidades vendidas. “Já vendemos cerca de 180 unidades do novo modelo”.
O gerente de vendas convida os clientes que ainda não conhecem o veículo, que podem procurar a Carboni e fazer o test-drive do caminhão. “Para os próximos dias está prevista a chegada de um caminhão para test-drive, oferecendo aos clientes a oportunidade de conhecer e provar as vantagens do novo Stralis”, completa.
O diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcante destacou as expectativas de venda do Stralis. “Antes mesmo de ser lançado, já estávamos recebendo pedidos. Vamos fechar 2007 com inúmeros Stralis vendidos e esperamos que no próximo ano o sucesso de vendas continue. Agora vamos acelerar a montagem e fabricação do veículo para atender todos os pedidos” afirma.
Quanto aos 50 anos do Grupo Carboni, Alcides afirma a empresa é merecedora da comemoração. “O grupo Carboni é comprometido com o cliente, este é um dos fatores que leva a empresa a completar meio século”, aponta.

Comemoração e lançamento são considerados positivos pelos participantes.
Para Airton Vieira, presidente da Associação Nacional das Concessionárias Iveco, a Iveco está bem representada na região pelo Grupo Carboni. “As vendas da Iveco, na região, é considerada grande, isso se deve ao Grupo Carboni”, destaca. Para ele, a empresa está comemorando meio século de existência, devido ao empenho e trabalho da família Carboni. “Desejamos que a empresa possa ter mais 50 anos de vivência”, deseja.
Jéferson Maciel, gerente do Consórcio Nacional Iveco, relata que o Grupo Carboni representa para o Consórcio Nacional Iveco credibilidade, empenho e seriedade. “São dez anos de parceria, isso se deve as qualidades que a empresa mantém”, aponta. Segundo Jéferson, a empresa possui uma carteira de clientes fiéis. Prova disso, é a promoção que a Iveco realizou em 2006, quando 100 clientes foram contemplados com viagens para assistir a Copa do Mundo, sendo que do total de contemplados 20 eram da região, ou seja, clientes da concessionária Carboni.
Jéferson destaca a campanha que a Iveco está realizando no país. “Os clientes que adquirirem uma cota do caminhão Stralis, automaticamente ganham uma viagem para a Itália”, garante.

Clientes do Grupo Carboni avaliam o evento
Henrique Basso da TransPower de Caçador destaca que a empresa é muito importante para a região, porque é revendedora de marcas de qualidade: a Fiat e a Iveco. Sobre os lançamentos dos Stralis e do Daily, Henrique destacou que esteve no lançamento dos veículos na Fenatran, em São Paulo e pode perceber que a Iveco está investindo nos modelos, colocando o que há de melhor no mercado.
O transportador informou que tem caminhões Iveco na sua frota e pretende adquirir um número significativo de veículos Iveco, em 2008.
Elfo Baroncello, da Transportadora Baroncello, de Videira, afirma que é cliente do Grupo Carboni, desde 1969. Para ele, o evento marca uma trajetória e o sucesso da família Carboni. Elfo lembra que o primeiro trabalho que a empresa realizou, na oficina mecânica, foi em um caminhão da sua transportadora.
Quanto aos lançamentos, Elfo destaca que possui oito Stralis na sua frota e está negociando, com a concessionária Carboni, mais algumas unidades do Stralis.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Videira e Região, (Sintravir), Itacir Biava, esteve presente no evento de 50 anos do Grupo Carboni. Para ele, a comemoração é muito importante, por que marca meio século de empreendedorismo e seriedade. Sendo que a Carboni tem uma grande importância para os transportadores de Videira e região. “Estou falando no nome das mais de 260 empresas filiadas ao sindicato”, comenta.
Itacir destaca que também é transportador e cliente do Carboni, já possui caminhões Iveco e o mesmo possui um excelente desempenho.
Vilmo Cantu, da Transportes Cantu, de Videira, afirmou que é cliente da Concessionária Carboni, há 45 anos. Ele destacou que possui caminhões Iveco na sua frota e pretende comprar mais unidades da Iveco.
“O grupo Carboni merece chegar aos 50 anos. Desejo que conquistem mais sucesso e novos clientes”, estas são as considerações de Avelino Suzin, dos Transportes Suzin, de Irani
Quanto aos caminhões Iveco, Avelino destaca que comprou cinco caminhões novos nos últimos dias e vai continuar investindo na sua transportadora, sempre comprando o que há de melhor, ou seja, caminhões Iveco, na concessionária Carboni.
Mansu Zuchetti, da Genis Papeis de Videira, é cliente da concessionária Carboni, desde a década de 70. Para ele, a comemoração é válida, porque, segundo ele, a família Carboni buscou o progresso, trabalhou para chegar aos 50 anos de atividades. “Além de cliente sou amigo do Osmar Carboni, por isso, posso afirmar que o sucesso da empresa se deve ao trabalho e dedicação do grupo”, garante.
Quanto ao lançamento, o transportador disse que gostou da nova gama Iveco e pretende negociar mais unidades de veículos da marca, uma vez que sua frota é 100% Iveco.
Eloi Mantoani, do Transportes Mantoani, de Videira, afirmou estar satisfeito em participar do evento, que marca meio século de atividades do Grupo Carboni. “Sou cliente há mais de 20 anos da concessionária Carboni, gostei dos lançamentos e pretendo comprar mais caminhões Iveco”, finaliza.

Homenagens

A noite também foi de homenagens, Osmar Carboni recebeu uma placa, em alusão aos 50 anos do grupo.
Com palavras emocionantes, Marcio Carboni, homenageou o grupo, em nome da terceira geração da família, com uma mensagem de agradecimento.
José Roberto Losápio, apelidado de “Zé Campinero”, foi um dos homenageados da noite, por ser cliente da empresa, desde 1975. “Sou um dos clientes mais velho da empresa, sempre uso os serviços de mecânica do Grupo Carboni, por eles ter um atendimento excelente, sendo que já precisei da empresa quando estive na região Nordeste do Brasil e eles prontamente me atenderam”, confessa.
Quanto aos 50 anos da empresa, Zé garante que o grupo merece comemorar a data. “Desejo que o grupo comemore outros aniversários, porque realmente a família Carboni merece o sucesso que tem”, completa.
Zé Campinero foi homenageado pelo Grupo Carboni, por ser colaborador da empresa, desde 1975.
Ivanor Klein foi um dos quatro funcionários homenageados no evento, pelo Grupo Carboni, trabalha na empresa, há 25 anos. Para ele, a comemoração é muito especial, porque o Grupo Carboni faz parte da sua vida. “São 25 anos de companheirismo, é parte da minha vida que está aqui, junto com a empresa”, se emociona. Ivanor destaca que o grupo valoriza os funcionários, este é um dos motivos que faz o funcionário a continuar trabalhando no Grupo Carboni.
Histórico do Grupo Carboni
A história do Grupo Carboni, uma das mais importantes organizações empresariais da região, teve início 1951, ano em que o ferreiro Luiz Carboni, sua esposa Henriqueta e quatro filhos deixaram Urussanga, no Sul de Santa Catarina, com destino ao município de Videira, no Vale do Rio do Peixe. Inicialmente, a família Carboni instalou-se em Iomerê, então distrito de Videira, dedicando-se à produção artesanal de ferramentas usadas na lavoura, ao cultivo da terra e à produção de alguns animais. Em 1957, Luiz Carboni e mais dois sócios fundaram a empresa Carboni & Cia: uma ferraria que também funcionava como oficina de consertos de veículos. Alguns anos depois, a empresa passou a revender e prestar assistência às motosseras Homelite. Com as instalações ampliadas iniciaram as prestações de serviços de manutenção também em caminhões, tratores, máquinas agrícolas, agora com concessão de um posto autorizado Bosch.

Revenda Fiat pioneira
Diversificando ainda mais os negócios, a companhia fundou, em 1978, a Carboni Veículos, uma das primeiras concessionárias Fiat do interior do Estado. No ano 2000, a revenda Fiat mudou-se para as atuais instalações e a concessionária de Joaçaba foi incorporada ao grupo, ampliando sua atuação regional.

Rodoviário Diamante
A partir de 1985, o grupo começou a prestar serviços de transporte para a Perdigão e Fischer Maçã, assim foi fundada a empresa Rodoviário Diamante, que a atende a demanda de diversos parceiros da região.

Agropecuária Carboni
Ainda em 1985 nasceu a Agropecuária Carboni, uma empresa que se dedica à produção de matrizes para reprodução, em parceria com a Perdigão e Danbred, cultivo de milho, reflorestamento, pecuária e fábrica de ração.

Concessionária Iveco
Em 1997, o Grupo Carboni antecipou-se novamente ao futuro e inaugurou, em Videira, a Carboni Distribuidora de Veículos, que se destaca entre as precursoras da marca Iveco em todo o Brasil. Com matriz em Videira e filial em Chapecó, a Carboni Iveco mantém ainda postos assistenciais em Mafra, Lages, Concórdia e São Miguel d’Oeste. No ano de 2002, a empresa adquiriu a concessão da marca para Passo Fundo-RS e sua atuação evoluiu muito no Noroeste e Alto Uruguai Gaúcho.

Motos YAMAHA
A mais recente atividade incorporada pelo Grupo Carboni é a revenda autorizada de motos Yamaha.
Estabelecidas nas cidades de Videira e Treze Tílias desde 2006, as lojas e oficinas da Carboni Motos atendem a uma região que tem uma população superior a 120 mil habitantes.

Exemplo familiar
O Grupo Carboni é de controle familiar e conta hoje com cerca de 290 colaboradores diretos. Prepara-se para ser administrado pela terceira geração e orgulha-se de sua solidez, ao mesmo tempo em que busca acompanhar os avanços nos segmentos em que atua fiel aos exemplos deixados por Luiz e Henriqueta Carboni. Dedica-se a fazer o melhor diante das marcas que representa, das parcerias que forma e dos produtos que comercializa.
Fonte: Jornal Estrada